Eu trabalho exclusivamente como web designer desde 2018, mas sempre fiz freelas de criativos ou de sites desde meus 9 anos de idade, ali na idade da pedra quando tínhamos apenas o weblogger do Terra e um sonho.
Mesmo sendo muito nova, eu acompanhei ali o surgimento de diversos programas e plataformas pelo caminho, então o Microsoft FrontPage, Dreamweaver, Blogger, Blogspot, WordPress…. Usei o Fireworks antes do Photoshop e vivi muito a adolescência como web designer e ganhei meus primeiros dinheirinhos assim.
Todavia a vida aconteceu, fui para totalmente outro caminho, estudei Gastronomia, vivi outra carreira maas sempre tive uma amiga que falava que era pra eu voltar pra minha área de fato até surgir a oportunidade de trabalhar com isso CLT (em 2018) numa empresa que me abriu as portas para depois conseguir seguir sozinha no final de 2020.
Mas foi só em 2023, depois de muita terapia que eu passei a me considerar, uma Designer. E só agora em 2024 que eu passei a investir mais nessa carreira mesmo trabalhando sozinha com isso há quase 5 anos com trocentos anos de experiência e muita coisa no portfólio.
E qual foi o estalo Stephanie? Não sei gente. Foi todo um processo para descobrir quem eu sou hoje e aonde eu quero chegar. E eu queria registrar aqui porque to realmente empolgada com a carreira sabe? Cursando inglês para melhorar leitura e escrita, um curso de Illustrator, outro de Agente de Viagens (porque a maior parte do meu trabalho hoje é com design de viagens) e tentando uma vaga em um outro curso, mas esse eu comento depois.
Talvez eu saiba o que de fato mudou: eu passei a me respeitar. E exigir o devido respeito aos meus clientes. E não que eu não fazia isso antes, mas era muito difícil ser vista apenas como a “mocinha das artes” e não como a profissional de marketing que eu sei que sou.
E agora que eu sei que eu quero mesmo fazer isso por muito tempo – mas não vou dizer que eu quero isso para o resto da minha vida, estou investindo.
Em um mundo onde temos aplicativos fáceis de mexer, vídeo ensinando as coisas em 30s e muita gente ruim (sim) achando que é muito bom e também muita gente espalhando que estudar não te leva a nada, eu to fazendo o contrário e o que? Estudando.
Mas é isso, só passei a investir essa grana nos estudos porque eu sei que eu quero isso. E hoje eu respeito todo o processo que me fez chegar até aqui. Porque não é tarde demais para estudar, nunca é. E estou muito empolgada com as novas oportunidades que vão chegar a partir disso sabe? Porque eu já estou colhendo os frutos disso e comprando minhas coisinhas que eram só um sonho graças ao meu trabalho e isso é muito gratificante, sério.
Então, espero que isso inspire alguém a descobrir aonde você quer chegar a médio prazo – porque tá tudo bem mudar de ideia depois e estude, sério. Aprenda novas coisas e faça networking ♥