Esse não é um post sobre sites, aplicativos ou métodos. E sim, sobre literalmente ferramentas para sair da casa dos pais.
Tive que dar essa alerta porque numa era de coach, qualquer site ou aplicativo é chamado de ferramenta. Mas eu to falando de forma literal e tem um motivo: ninguém me avisou, então vou te avisar.
⚠️Você precisa de Ferramentas para sair da casa dos pais!
Vou dar um contexto que, para não me conhece, já sai da casa da minha mãe sabendo cuidar 100% de uma casa. Sempre cozinhei e limpei de tudo desde criança para ajudar na criação dos meus irmãos (nós somos em cinco). E mesmo assim já foi difícil aprender algumas coisas, imagina quem sai sem saber até um arroz? ☠️
Mas para consertar alguma coisa, sempre teve ali um homem. O que é horrível sim, eu sei. Mas vamos focar nas ferramentas. Quando fui morar sozinha em 2018, eu esperava a visita dos meus pais para consertar as coisas, deixava acumulando um chuveiro pra trocar, um móvel para montar, um parafuso para trocar.
Primeiro porque eu não sabia e depois porque eu não tinha ferramentas.
Quando depois de alguns anos, eu fui morar com o Marcel, ele também não tinha ferramentas ou sabia alguma coisa. Mas aí a gente se dispôs a ir atrás de aprender, porque tudo era “vamos chamar o vô que ele sabe” e poxa vida, coitado do vô.
Hoje temos uma boa tesoura para o dia a dia na cozinha, uma na caixa de ferramentas e uma de papelaria no escritório. Acredite, faz toda diferença.
Abraçadeiras de nylon ou fita Herman, eu já perdi as contas de quantos pacotinhos já compramos ao longo dos anos. Qualquer gambiarra, isso conserta. Sério.
Martelo. Ah mas não se usa martelo hoje em dia… Daí você vai querer usar e não vai ter. Então melhor tem um na caixa de ferramentas.
Chave de fenda e Phillips. Um joguinho com vários tamanhos da Shopee já resolve sua vida por enquanto, não tem a melhor qualidade do mundo, mas já ajudam.
Estilete. Temos dois, usamos demais. Principalmente para abrir caixa de comprinhas online. E alicate também, de corte e de apertar as coisas. Ganhamos um do vô, mas preciso de um novo.
O que falta de ferramenta aqui em casa?
Furadeira. Parafusadeira. Tico Tico? Acho que é isso o nome do trem que corta as coisas. E uma escada.
Aqui faz falta viu? Eu adoro inventar de por uma prateleira num lugar novo, de montar um móvel, de consertar alguma coisa da casa que é velha. Mas ainda não investimos porque não são baratas (falando de marca boa, aquelas que vão durar o resto da vida).
Com o que temos hoje, a gente se vira. E também não tenho vergonha de pedir ajuda para alguém de confiança quando algum conserto precisa ser feito.
A conclusão desse post é: nessas listas do que comprar quando você sai da casa dos pais, quase ninguém te fala que você precisa de ferramentas. Sim, a gente precisa de talher, pote e utensílios de cozinha. Mas vamos olhar com carinho para a hora de montar a famosa caixinha de ferramentas porque faz falta no dia a dia.
Um beijo