Larousse
2007
1119
Um livro completo, com mais de 1800 receitas explicadas passo a passo, com tempo de preparo e de cozimento. Ideal tanto para o iniciante amador quanto para o profissional, pois revela segredos para o preparo de uma variedade imensa de tipos de carne, hortaliças, legumes, verduras, sobremesas. A cozinha do mundo às suas mãos! Receitas de base para tortas, crepes, bolos, biscoitos, carolinas, bolinhos, pão de ló, suspiros, macarons. Clássicos da culinária internacional ( blanquette de veau, paella, estrogonofe, foie gras, polenta à piemontesa, arroz à indiana) e da culinária brasileira ( bobó de camarão, feijoada, carne de sol com pirão de leite) Pratos contemporâneos, como nhoque de mandioca, mousse de manga, flã de milho verde com molho de camarão, cebolas glaçadas, sorbet de pera. Especialidade da cozinha regional francesa e da brasileira ( ratatouille, pato no tucupi, caruru). Sobremesas maravilhosas: suflê de chocolate, quindim, halvah de sêmola, crème brûlée. Orientações minuciosas sobre o preparo das receitas em todas as etapas, tudo explicado passo a passo e com ingrediente adaptados à culinária brasileira. Um capítulo especial de cozinha rápido: mais de 60 pratos saudáveis e saborosos, como cuscuz paulista, mil-folhas de tomate com hortelã, carne com chili, wok de porco com leite de coco, cuscuz de palmito com camarão, gratinado de banana com presunto, bolo fofo de maçã e compotas de frutas.
Vamos começar a falar de Livros aqui no Blog? A ideia não é transformar o Quase Mineira em um blog literário e sim postar resenha das minhas leituras recomendadas para vocês.
A Larousse sabe falar de Gastronomia, os livros da editora são sempre ricos em informação e práticos para amadores e profissionais. O Mestre Cuca começa com o ‘Conhecimento de Base’ onde reúne informações nutricionais que explica o que é proteína, carboidratos, lipídios…; O conhecimento de base engloba materiais culinários, cozimento dos alimentos, compras e conservação e um glossário, muito útil quando na hora de ler a receita você não saber o que é ~macerar~ por exemplo.
“Para cozinhar bem, é preciso conhecer as regras da arte culinária, além de dispor do material necessário para a realização das receitas. Os diversos utensílios devem ser resistentes e de facil manuseio e manutenção.” Mestre Cuca Larousse, pág. 14.
Se o livro promete mais de 1800 receitas, eu não contei kkk… Mas tem muita receita mesmo! Elas são divididas em carnes, aves, massas, molhos e muito mais. Não é um livro de se ler ~inteiro~, ele é ótimo para deixar na cozinha e naquela hora que você não tem ideia do que fazer com aquele frango na geladeira, procurar uma receita nele… também não é ideal de ser carregando para cozinhar nos amigos, com tanto receita assim, é um livro pesado, de brochura, o que dificulta a leitura.
Um dos capítulos mais legais é o de ‘Cozinha Rápida’ que tem receitas com tudo o que você tem em casa com preparação rápida e fácil. Excelente para quem esta começando!
“Quem já não voltou para casa, cansado após um dia de trabalho, com esta pergunta insistente na cabeça: “O que vou fazer para o jantar hoje à noite?” […]” Mestre Cuca Larousse, pág. 1046.
Sem dúvidas o meu capitulo favorito é o ‘Técnicas Culinárias’, o único do livros com imagens, e não quaisquer imagens, e sim um passo-a-passo incrível de técnicas de cozinha, desde como rechear um frango, desengordurar um caldo à preparação de molhos.
O livro perde uma estrelinha porque podia ser encadernado ao invés de brochura 😕 A falta de fotos das receitas não me incomoda porque elas são bem explicadinhas, fácil de fazer mesmo os pratos mais complexos como os que vão carne de rã… hmm kkk
E então o que acharam do livro? Eu recomendo por ser super completo!
Um beijo.