Só agora depois dos 30 anos que eu entrei em uma escola de inglês. E vim dividir essa experiência porque tem quem se ache “velho demais para estudar”, mas quem disse né?
Não é que eu não tenha estudado nada depois do ensino médio ou da faculdade, eu fiz vários cursos rápidos que me ajudaram muito na profissão e tento, todo ano, fazer um desses cursos de 3 a 6 meses para me manter atualizada – inclusive esse ano ainda, 2024, vou entrar em um curso sobre Adobe Illustrator de 4 meses.
Mas o inglês é um caso a parte, é o maior curso que me proponho a fazer desde que terminei a faculdade em 2014. E ele tem suas particulares pessoais.
Inglês é um curso que toda criança ou adolescente deveria ter acesso, porque é comprovado que se você aprende uma nova lingua mais cedo, você aprende mais rápido e isso vai abrir portas de trabalho aqui e no mundo.
Mas bem, eu não tive. E aí a vida passou e como pessoa da classe trabalhadora que sou, a gente vai deixando esse tipo de “gasto” para depois. Afinal, fazer assim um curso de inglês não é barato, é um investimento maior né, a gente sabe.
E eu fui aprendendo sozinha, absorvendo inglês com a vida, com o trabalho, consumindo tudo o que dá e hoje em dia tem muita coisa, tem muito material de graça aí…. MAS pra mim, não é a mesma coisa gente.
Eu definitivamente aprendo melhor em uma escola com aulas presenciais do que sozinha ou com aulas online, e isso é um relato pessoal, tudo bem se você aprendeu de outra forma.
Agora, depois dos 30 anos então, entrei em uma escola de inglês, que não tem um método tradicional, tem um ensino diferenciado que combinou demais comigo e nossa, tá sendo muito legal. A Stephanie adolescente dentro de mim, ta amando finalmente viver isso sabe?
Porque assim, eu entrei em uma turma avançada, porque aprendi muito sozinha mas nunca aprendi as regrinhas, as coisas simples de gramática que fazem toda diferença para refinar o idioma falado e escrito, principalmente a parte escrita que é a minha favorita.
Escrever bem em inglês é o meu foco, as pessoas botam tanta importância em conversar bem e eu aqui querendo ler e escrever como uma adulta e não como uma criança americana de 5 anos sabe…
E eu vejo lá os adolescentes que tem a oportunidade que eu não tive, que tanta gente não teve e não têm, sem participar, sem responder, sem dar importância… Bate uma tristeza sabe? Porque eu to curtindo cada momento.
Em alguns meses, já avancei bastante porque é isso, não existe estar velho demais para estudar em uma escola, não existe. Tem muita gente lá 30+ que nem a base que eu tenho tem e ta lá, aprendendo do zero agora.
O que eu quero dizer afinal é, se você tem a oportunidade e aprende melhor assim, procure uma escola. Não ache que é coisa só de jovem não sabe? Não se limite as aulas online ou só de conversação se você acha que não é o suficiente pra você, vá lá viver a experiência completa se te faz bem, se faz sentido.
Vai ser bem legal, eu prometo.