Combinar vinho e comida não é fim do mundo, como muitos chefs ditam por aí, a verdade é que é tão legal saber como combinar um bom vinho com aquele jantar especial que você fez que ninguém compartilha as possibilidades de sabor e harmonia.

Montei para vocês, um guia rápido de como combinar os diversos tipos de vinhos com comida, vale lembrar que as regras estão aí para serem quebradas, nada te impede de saborear vinho branco com sobremesa e vinho do porto com peixes.

Também o mesmo tipo de vinho serve para vários tipos de alimentos. Confira o Guia:

Como combinar vinho e comida

Vinhos Brancos - Quase Mineira

Vinho Branco combina com vegetais, se for mais seco, como o Vinho de Mesa Branco ou o Sauvignon Blanc;

Se for mais suave combina com queijos macios e duros, carboidratos em geral (pão, massa) e peixes. Vinho Branco, do tipo rico, Chardonnay, Marsanne e o licoroso combinam com crustáceos e peixes.

Frisantes - Quase Mineira

Frisantes são os mais versáteis dos vinhos, é como aquela calça jeans que você usa com sapatilha, all star, sandália, scarpin e arrasa com tudo sabe?

Combinam com peixes, queijos macios como brie, carboidratos e vegetais desde que não sejam assados, vegetais assados combina melhor com vinho branco como o Albaninõ.

Os frisantes são a melhor escolha para festas, apesar do Champagne não ser vinho ele entra nessa lista de frisantes e é clássico em casamentos, aniversário e festas de fim de ano.

Vinho Tinto Suave - Quase Mineira

A maior diferença entre o vinho tinto seco e suave é  o teor de açúcar que a própria uva produz, quando já passou da hora de colher, ela tem um nível mais de sacarose, açúcar natural da fruta. Já o vinho seco é feito somente de uvas nobres que contem um baixo teor de açúcar.

Brasileiros tem preferência pelos vinhos suaves por serem mais doce e pela falta de habito de beber vinho durante as refeições. Entendedores sabem que é secos são os melhores e dificilmente tomam vinhos suaves que tenham uma qualidade bem mais baixa.

Contudo, vinhos tintos suaves combinam com crustáceos, carne branca, embutidos e vegetais assados.

Vinho Demi Sec Tinto - Quase Mineira

Os vinhos Demi Sec tintos ficam entre os suaves e os secos por isso combinam com mais tipos de alimentos.

Combinam com embutidos (recomendo o presunto de parma), carne vermelha, carne branca, carboidratos, queijos duros como o emmental e o gouda, e vegetais assados ou grelhados.

Vinho Tinto Seco - Quase Mineira

Vinho Tinto Seco é a nobreza dos vinhos, feitos com as melhores uvas chegam a custar milhares de dólares a garrafa. Combinam com carboidratos, carne vermelha e embutidos. São perfeitos para acompanhar aquela massa com aquele amor ♥

Vinho de sobremesa - Quase Mineira


Para finalizar, temos o Vinho De Sobremesa, feitos com uvas que já passaram da hora de colher por isso se tornam ainda mais doces, temos como exemplos de Tokaj e Sauternes, alguns vinhos do Porto, Sherry e Jerez.

Diferente do que muita gente pensa, os vinhos de sobremesa não acompanham somente doces, mas embutidos e queijos macios também.

Gostaram do meu guia? Dúvidas sobre a combinação de vinhos e gastronomia, comente 😀