Eu sou escoteira desde 2013. E até hoje alguns amigos se chocam com essa informação. Como assim escoteira? Não é coisa para criança? Existem escoteiros no Brasil? Vocês vendem biscoitos?
Confesso que nosso marketing ainda precisa melhorar e eu defendo que devia ter propagandas na televisão sobre o movimento Escoteiros do Brasil, que sim existem aqui e há mais de 100 anos.
Os Escoteiros, criados por Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Então, no meu caso, tenho atividades toda semana de forma voluntária – já me perguntaram se eu recebia algum tipo de salário por isso... E não, é voluntário mesmo e pelo bem do jovem.
A proposta dos movimento é o desenvolvimento do jovem (de 7 à 21 anos), por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornam-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Mas então, o que fazem os escoteiros?
De forma resumida, durante as atividades nós trabalhamos com jogos e dinâmicas para trabalhar o físico, intelectual, social, afetivo e espiritual. De acordo com a idade do jovem.
- Temos então os Lobinhos – de 7 à 10 anos;
- a Tropa escoteira – de 11 à 14 anos;
- os Seniors e as Guias – de 15 à 17 anos;
- o Clã Pioneiro – de 18 à 21 anos;
- e os Chefes – acima de 21 anos e sem idade limite porque “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”.
Sim, escoteiro também acampa, faz fogueira e aprende técnicas de sobrevivência, mas não é toda semana não e também não é o foco. O objetivo é tornar o mundo um lugar melhor, ensinando o jovem a ser uma boa pessoa em todas as áreas que citei.
Tanto que não somos uma escola, uma colônia de férias ou uma ong, somos um programa educacional. E ensinamos coisas como trocar um chuveiro, elaborar um currículo, arrumar uma cama… Parece até coisas fáceis e obvias do dia a dia, mas acredite: não é e estamos aqui para ajudar.
E todos os adultos passam por cursos e um programa completo de formação para aprender a cuidar dessas crianças e adolescentes. Por ser um movimento mundial, temos todo um sistema hierárquico que funciona como uma empresa mesmo.
Como se tornar um escoteiro no Brasil?
Para se tornar um escoteiro no Brasil, você precisa visitar o grupo mais próximo da sua casa. Você pode mandar uma mensagem no site oficial da União dos Escoteiros do Brasil > clique aqui ou no rodapé do mesmo site, digitar seu cep e encontrar o grupo próximo e fazer uma visita.
O Escotismo não tem idade e, a partir dos 6,5 anos, qualquer pessoa é bem-vinda, não importando a cor, etnia, orientação sexual ou credo.
Você então, passa por um período introdutório para conhecer o grupo, conhecer um pouco mais sobre o movimento e então decidir se quer mesmo isso para a vida.
E você conhecia os Escoteiros do Brasil? Qualquer dúvida, sugestões – comente. Vamos conversar 😀
Uma resposta
MENINA! Eu sabia que você é escoteira, conheço alguns escoteiros mas, não sei, não sabia exatamente do que se trata… Uma vez uma pessoa até me perguntou se sou também, achei curioso porque sou super leiga no assunto, mas achei geniaaaal você explicando sobre e, acima de todo, o trabalho que você faz! Arrasou!