Eu sou escoteira desde 2013. E até hoje alguns amigos se chocam com essa informação. Como assim escoteira? Não é coisa para criança? Existem escoteiros no Brasil? Vocês vendem biscoitos?

Foto de 2015

Confesso que nosso marketing ainda precisa melhorar e eu defendo que devia ter propagandas na televisão sobre o movimento Escoteiros do Brasil, que sim existem aqui e há mais de 100 anos.

Os Escoteiros, criados por Baden-Powell em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. Então, no meu caso, tenho atividades toda semana de forma voluntária – já me perguntaram se eu recebia algum tipo de salário por isso... E não, é voluntário mesmo e pelo bem do jovem.

A proposta dos movimento é o desenvolvimento do jovem (de 7 à 21 anos), por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornam-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Mas então, o que fazem os escoteiros?

De forma resumida, durante as atividades nós trabalhamos com jogos e dinâmicas para trabalhar o físico, intelectual, social, afetivo e espiritual. De acordo com a idade do jovem.

  • Temos então os Lobinhos – de 7 à 10 anos;
  • Tropa escoteira – de 11 à 14 anos;
  • os Seniors e as Guias – de 15 à 17 anos;
  • o Clã Pioneiro – de 18 à 21 anos;
  • e os Chefes – acima de 21 anos e sem idade limite porque “uma vez escoteiro, sempre escoteiro”.

Sim, escoteiro também acampa, faz fogueira e aprende técnicas de sobrevivência, mas não é toda semana não e também não é o foco. O objetivo é tornar o mundo um lugar melhor, ensinando o jovem a ser uma boa pessoa em todas as áreas que citei.

Tanto que não somos uma escola, uma colônia de férias ou uma ong, somos um programa educacional. E ensinamos coisas como trocar um chuveiro, elaborar um currículo, arrumar uma cama… Parece até coisas fáceis e obvias do dia a dia, mas acredite: não é e estamos aqui para ajudar.

E todos os adultos passam por cursos e um programa completo de formação para aprender a cuidar dessas crianças e adolescentes. Por ser um movimento mundial, temos todo um sistema hierárquico que funciona como uma empresa mesmo.

Foto de 2021 – Grupo Escoteiro em Piracicaba SP

Como se tornar um escoteiro no Brasil?

Para se tornar um escoteiro no Brasil, você precisa visitar o grupo mais próximo da sua casa. Você pode mandar uma mensagem no site oficial da União dos Escoteiros do Brasil > clique aqui ou no rodapé do mesmo site, digitar seu cep e encontrar o grupo próximo e fazer uma visita.

O Escotismo não tem idade e, a partir dos 6,5 anos, qualquer pessoa é bem-vinda, não importando a cor, etnia, orientação sexual ou credo.

Você então, passa por um período introdutório para conhecer o grupo, conhecer um pouco mais sobre o movimento e então decidir se quer mesmo isso para a vida.

E você conhecia os Escoteiros do Brasil?  Qualquer dúvida, sugestões – comente. Vamos conversar 😀