Não torça o nariz ao saber que vai quiabo nessa receita, ela é a minha favorita! Eu viveria de frango caipira com quiabo para todo o sempre :3

Minha avó preparava essa receita no modo mais rústico possível, a galinha era morta pela manhã, o quiabo era colhido na horta e tudo era cozido no fogão a lenha. Da água na boca de lembrar, morro de saudades dessa época.

Frango caipira com quiabo é o carro chefe da gastronomia mineira, quem nunca experimentou. TA ESPERANDO O QUE FI?

Vamos aos ingredientes?

Ingredientes

  • 1 frango caipira (frango de ~mercado~ serve também, mas ele tem gosto de ~hormônio~ e não de frango #fikadica)
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas médias picadinhas
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • cheiro verde a gosto
  • 2 tomates sem sementes picadinhos
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 1 kg de quiabos bem novinhos
  • 1 copa de sopa de caldo de limão

Modo de Preparo

Vamos cuidar do frango: depende, limpe-o e corte-o nas juntas. Ou compra cortado no mercado ~hormônios~. Tempere com sal, o alho, a pimenta-do-reino e o caldo de limão. Leve-o ao fogo com bastante gordura quente, fritando bem até ficar dourado. Após, retire uma grande parte da gordura, junte a cebola e refogue um pouco adicionando, a seguir, os outros ingredientes; adicionar água até – quase- cobrir. Deve ficar, quando cozido, uma quantidade razoável de molho. Na hora de servir coloque o caldo-verde.

quiabo - Quase Mineira

O quiabo: Para se certificar de que o quiabo esteja bom e macio, quebre a pontinha oposta ao talo. Se ela se quebrar com facilidade, está macio, se dobrar sem quebrar, é sinal de que o ingrediente está inservível. Lave bem os quiabos, tire os talos e parta-os em pedaços do tamanho de sua preferência. Coloque numa panela um pouco de banha ou óleo de soja e deixe esquentar bem. Adicione o quiabo com o caldo do limão e vá refogando, mexendo sempre, até que pare “babar”. Aproveite parte do molho do frango feito para ajudar a cozinhar o quiabo. Corrija o sal a gosto, se preciso. Pode ser servido junto com o frango ou separadamente.

Vou reforçar que se você não come quiabo por causa da “baba”, esquece isso que o limão tira tudinho e deixa o quiabo perfeito! Este prato acompanha arroz branco e angu

Quem já experimentou? Compartilhe sua experiência comigo, comente!